Participe de nossas enquetes no rodapé da página!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

FORA CASSOL!

Rondônia

TRE-RO cassa mandato de Ivo Cassol por compra de votos


Após mais de quatro horas de julgamento, a corte eleitoral de Rondônia cassou nesta terça-feira o mandato do governador Ivo Cassol, acusado pelo Ministério Público Eleitoral de captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso de poder nas eleições de 2006. Também foram cassados o mandato do senador Expedito Gonçalves Ferreira Júnior (PR-RO), acusado dos mesmos crimes juntamento com a ex-candidata a deputada federal Valdelise Martins dos Santos Ferreira e o ex-candidato a deputado estadual José Antônio Gonçalves Ferreira.

Além de ter o mandato cassado, todos ainda foram punidos com multas que variam de 15 mil a 95 mil Ufirs. Cassol terá que pagar 95 mil Ufirs. Além disso, o tribunal determinou a realização de novas eleições no dia 14 de dezembro. Até lá, o cargo de governador será ocupado pelo presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Neodi Carlos de Oliveira (PSDC).

O Ministério Público Eleitoral requereu, em alegações finais, "a total procedência dos pedidos inaugurais, com a cassação dos mandatos políticos dos representados, declaração de inelegibilidade e demais sanções atinentes à espécie, bem como a declaração da inconstitucionalidade de eventual emenda à Constituição Estadual tendente a proteger, de modo ilegítimo, o representado Ivo Narciso Cassol dos efeitos das sanções requestadas nos autos".

O Procurador Regional Eleitoral, Reginaldo Pereira da Trindade, iniciou as suas considerações na Sessão dizendo que "o poder corrompe". Prosseguiu argumentando que o caso em análise trata-se de o maior escândalo de compra de votos ocorrido no Estado. Confirmou os pedidos de cassação e sanções constantes nas alegações finais.

Convencida do envolvimento dos representados na compra de votos, a relatora do processo, desembargadora Ivanira Feitosa Borges, afirma que Expedito e Cassol "estiveram envolvidos na captação ilícita de sufrágio e demais atos desta decorrentes. Diversos fatos podem ser citados como exemplo. Eles fizeram campanhas juntos, conforme notórias aparições públicas. Foram fotografados juntos. O material de campanha era comum. Tinham 'formiguinhas' comuns. Tinham os mesmos doadores de recursos".

Ela argumenta ainda que eles "fizeram doações um para o outro em seus comitês financeiros, sendo que Ivo Cassol chegou a doar através de seu comitê de campanha ao comitê de Expedito Jr. o valor de R$ 200.500,00 exatamente na véspera e no dia da ocorrência da captação ilícita de sufrágio (28 e 29/09/06) em que os recursos saíram de Expedito Jr., mediante a participação de seu tesoureiro Robério (tesoureiro de Expedito). Formavam o mesmo grupo político. E o fato mais importante de todos: o governador usou a máquina administrativa pública para tentar ocultar a compra de votos que o beneficiou em conjunto com Expedito Jr., Val Ferreira e José Antônio".

(grifos meus)



COMENTÁRIO:

Parabéns à Justiça de Rondônia!


Finalmente requereu a cassação do governador. O povo de rondoniense sai ganhando com isso. Além da punição de um representante corrupto e criminoso, este fato ainda serve de exemplo para àqueles que vivem dizendo que "não vai dar em nada!". Precisamos acabar com isso; com a aceitação da ilegalidade ou de pensar que tudo isso é normal!

Resta agora as autoridades competentes investigar outros crimes praticados por Ivo. Alguns desses são notórios e de conhecimento público. Cito um que, na minha opinião, é o mais grave: a extração ilegal e predatória de nossas florestas. Isso é crime ambiental! Sabemos que o mesmo mantém um vínculo muito íntimo com esse tipo de exploração, permitindo e facilitando a mesma. No entanto, para o Ministério Público se "mexer", necessário se faz a denúncia de um cidadão, pode ser qualquer pessoa. Peço a quem tiver conhecimento de alguma irregularidade de Cassol que o denuncie ao MP-RO. Acredito que, dessa forma, vamos conseguir afastá-lo ainda mais da política de Rondônia.

Outro é a prática da pecuária, que, legalmente, não se constitui crime. Mas o que traz consigo sim! Refiro-me às queimadas. Para a formação de pastos os pecuaristas optam por esse tipo de desmatamento por ser mais "barato" e rápido. Barato? Para o bolso deles! O preço que pagamos é altíssimo! Essa contribui para o aumento da poluição, emissão de gases prejudiciais à camada de ozônio e aquecimento global, bem como se alastra pelos campos e invade as florestas destruindo a fauna e a flora que encontra pela frente, como senão bastasse, ainda empobrece o solo com a destruição do húmos, tornando-o improdutivo.

Precisamos pensar no assunto!


Aproveito o ensejo para marcar um debate: "A prática da pecuária na Amazônia deve ser repensada?"

Tão logo decida a data e horário, anunciarei na parte de "EVENTOS" (rodapé da página) do blog!



2 Comments:

Anônimo said...

É uma pena saber que apesar de cassado as pessoas comentam que o Governador está sendo perseguido, gente eu disse "perseguido".Não dá pra acreditar...é claro que essas pessoas são beneficiárias do poder, poder que como está na CF/88 é do povo.Eu fico indignada em saber q na minha terra a escolha pra ser diretor de escola vem do Governador, isso tá ERRADO!. Fico feliz quando abro sites de concurso e vejo que pra ser diretor de escola ( é claro q em outros estados como SP ou DF) a pessoa deve fazer concurso público, mostrando que a competência é que prevelece,isso sim, está certo.Mas e a minha terra como fica?
Quando isso vai acabar?
Quando é que eu vou poder acreditar que as pessoas queiram ver uma cidade melhor para todos?
ESPERANÇA é meu nome!
Acredito que um dia presenciarei a minha cidade desentranhada das amarras de pessoas que desonestas afundam essa cidade,que fazem do poder o seu poder.
Esperança é meu nome!
E acredito ver uma impressa compromissada com a verdade que não se venda e que faça da notícia os olhos do povo.Informe e alegre os cidadãos rondonienses!


Parabéns pelo Blog na esperança de ver uma Guajará do futuro.

Anônimo said...

acho ele um bom governador nunca ouvir falar de greve por nao pagar os servidores publicos e coisa e tal
ate q ele faz bastante coisa o fato de ele ter ganhado disparado nas eleições de 2006 e um bom exemplo disso.









 
©  free template by Blogspot tutorial